Colação de grau: o que é, que roupa usar e muito mais!

Depois de anos de estudo e muita dedicação para conquistar o tão esperado diploma do ensino superior e abrir as portas para o futuro profissional, finalmente chegou o momento da colação de grau!

E, para ajudá-lo a fazer bonito nesse evento tão importante, preparamos este post com tudo o que você precisa saber sobre o assunto: roupas, músicas, discursos e homenagens.

Então, prepare o bloco de anotações para não perder nenhuma informação pelo caminho e vamos juntos descobrir mais sobre colação de grau. Confira!

O que é colação de grau?
A colação de grau é uma etapa obrigatória da formação e significa que você concluiu, depois de estudar exaustivamente, assistir a muitas aulas, fazer provas e trabalhos acadêmicos, a etapa do ensino superior, estando apto, assim, a receber um novo grau acadêmico, juntamente ao seu diploma ou certificado de conclusão do curso.

É por meio desse grau que você poderá exercer profissionalmente as atividades específicas da área de atuação escolhida. No entanto, é importante lembrar que, para colar grau, você deve ter cumprido algumas exigências, como:

  • ter sido aprovado em todas as disciplinas da sua grade curricular, sejam elas obrigatórias ou optativas;
    ter cumprido todas as horas exigidas pelo curso, incluindo atividades extras exigidas pela sua graduação, como estágios e outras dinâmicas específicas da sua faculdade;
  • ter apresentado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), atingindo, pelo menos, a nota mínima exigida para aprovação.
  • Com essas etapas realizadas, você poderá participar da colação de grau, que inclui uma cerimônia formal para a entrega dos diplomas, com homenagens e discursos de professores, paraninfos, diretores de curso e oradores ou representantes de turma, além da realização do juramento com os deveres e responsabilidades do profissional junto à sociedade.

Leia a matéria completa.

Fale conosco!